LabCarreiras

Plataforma de Gestão de Carreira e Orientação Profissional

Saúde Mental e a busca por emprego

A saúde mental por muito tempo foi negligênciada e seu cuidado associado à fraqueza, a doenças e a pessoas não funcionais. Mas, ao longo dos anos, a luta pela saúde mental foi ganhando espaço na sociedade e nas empresas. O cenário de pandemia revelou que cuidado da saúde mental não é só para quem está doente, mas para todos, e o quanto ela é importante para enfrentar momentos de crise e viver de modo mais saudável e funcional.

A Saúde Mental é composta por fatores socioeconômicos, biológicos e ambientais. A harmonia deste três será uma eterna busca de nossa existência. Estamos em processo de construção dessa sintonia porque é usual que tenhamos problemas na nossa saúde física ou com as sociedade, financeiro ou com a mente.

Na busca por emprego,é fundamental que esteja minimamente bem psicologicamente, tendo em vista que o candidato passa por uma série de avaliações (comportamentais, técnicas, psicológicas).

Lidar com um possível desânimo e desespero será uma das grandes etapas a superar do processo seletivo. Por isso, é importante sempre pensar em sua empregabilidade e, para isso, são necessárias estratégias para não “desperdiçar” sua energia e dinheiro com coisas desnecessárias.

Hoje, a receita é não se acomodar no seu trabalho e função. Busque sempre a contínua atualização, o network (participar dos happy hour, eventos) e o autoconhecimento. Sabemos que esse caminho é importante, porém nem sempre acessível. Às vezes, primeiro, você irá precisar buscar um profissional para te ajudar a construir uma saúde mental funcional.

Busque por um psicólogo e se preciso um psiquiatra. Se você não tem plano de saúde pode utilizar a Unidade de Saúde mais próxima da sua casa ou universidades que tem cursos de psicologia que por vezes ofertam atendimentos clínicos de graça ou com preço social. A fim de te ajudar a conseguir um emprego seguem algumas dicas:

1. Busque lugares seguros com vagas verificadas e com prazo.

2. Avise todos seus amigos, igreja e outros ciclos sociais que frequenta a sua necessidade de emprego.

3. Tenho um currículo em PDF no seu celular e impresso.

O ambiente de trabalho é extremamente importante, pois dedicamos grande parte do tempo de nossas vidas ao nosso emprego e quando isso não é minimamente satisfatório combinado com fatores como baixa remuneração, condições de trabalho ruins, o profissional pode adoecer. O desemprego também adoece, por isso seja vigilante e não tenha vergonha de pedi ajuda. O planejamento de carreira profissional pode prevenir determinadas surpresas de demissões e dificuldade de encontrar novo emprego.

A saúde mental se relaciona com produtividade e empenho do colaborador, por isso cuide de você. Aqui vão algumas dicas para construir uma boa saúde mental:

1. Saiba dizer não

2. Se afaste de pessoas que te fazem sentir mal

3. Pratique atividades físicas

4. Realize atividades mentais como caça palavras, jogos de tabuleiro, veja filmes ou séries novas, escutar podcast e outros.

5. Estabeleça limites para o trabalho e para as pessoas.

6.  Durma bem.

7. Busque ajuda sempre que se sentir mal.

 

 

Texto por Tamires Mascarenhas

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.