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A Importância do Atendimento ao Cliente e das Relações Internas

Uma das coisas que mais me impactou na Califórnia foi a força da rede Walmart. É muito comum, em algumas grandes cidades, existir 1 ou 2 mercados da rede. Claro que, em cidades com um padrão de vida mais alto, não se encontra Walmart na região, mas, mesmo assim, a rede é bastante popular, e muitos americanos compram na loja online, que oferece eletrodomésticos, artigos para a casa e até móveis.

Devo confessar que o mais impressionante de tudo isso é o relato do magnata dos negócios americano mais conhecido, o fundador do Walmart, Sam Walton. Em meio a uma palestra durante um treinamento com seus funcionários, ele começou dizendo:

“Eu sou o homem que vai a um restaurante, senta-se à mesa e espera pacientemente, enquanto o garçom faz tudo, menos anotar o meu pedido.

Eu sou o homem que vai a uma loja e espera calado, enquanto os vendedores terminam suas conversas particulares.

Eu sou o homem que entra em um posto de gasolina e nunca usa a buzina, mas espera pacientemente que o empregado termine a leitura do seu jornal.

Eu sou o homem que explica sua desesperada urgência por uma peça, mas não reclama quando a recebe somente após três semanas de espera.

Eu sou o homem que, quando entra em um estabelecimento comercial, parece estar pedindo um favor, implorando por um sorriso ou esperando apenas ser notado.Você deve estar pensando que sou uma pessoa quieta, paciente, do tipo que nunca cria problemas… Engana-se.

Sabe quem eu sou? Eu sou o cliente que nunca mais volta!

Divirto-me vendo milhões sendo gastos todos os anos em anúncios de toda ordem, para me levar de volta à sua empresa, sendo que, quando fui lá pela primeira vez, tudo o que deveriam ter feito era apenas uma pequena gentileza, simples e barata: tratar-me com um pouco mais de cortesia.

Só existe um chefe: O CLIENTE. E ele pode demitir todas as pessoas da empresa, do presidente ao faxineiro, simplesmente levando o seu dinheiro para gastar em outro lugar.”

Eu me lembro perfeitamente quando li sobre essa fala na internet e pensei: “Esse cara é um gênio.” Sim, definitivamente ele entende que o atendimento ao cliente é a chave do negócio, pois, por mais óbvio que isso seja, muitas vezes os pequenos detalhes passam despercebidos.

E por mais que pense “Eu não preciso estudar sobre atendimento ao cliente eu nem lido com cliente”, é um doce engano, pois tudo que fazemos gira em torno disso, pois uma prestação de serviço, um produto ou infroproduto é criado para atender a necessidade de um cliente e digo mais, mesmo que você não lida com os clientes externo e como fica sua relação com os clientes interno?

Sim, os clientes internos são os colaboradores e equipes dentro da própria empresa. Eles desempenham um papel crucial no funcionamento e sucesso da organização, assim como os clientes externos. Quando você pensa em atendimento ao cliente, muitas vezes se foca apenas no contato com o público externo, mas a verdade é que a qualidade do atendimento interno também é fundamental.

Como é o seu relacionamento com os setores? Você é um facilitador ou o famoso “braço curto”, aquele que dificulta os processos?

Portanto, investir em habilidades de atendimento ao cliente, sejam externas ou internas, é fundamental para garantir uma operação eficiente e um ambiente de trabalho saudável. O atendimento ao cliente não se limita a interações externas, mas deve ser uma prática integrada em todas as facetas da organização.

Eu costumo dizer que o mundo dá voltas, você pode acabar trabalhando várias vezes com pessoas com quem já trabalhou no passado e, se possível, será recontratado por empresas nas quais já trabalhou anteriormente. Meu lema é este: “Negócios são feitos de pessoas; se você não gosta de pessoas, você não entende de negócios.”

Talvez você não seja aquela pessoa falante, animada, que todos conhecem pelo nome na empresa, mas se você é mais reservado, prestativo e discreto, ainda assim pode cumprir seu papel com excelência. Atender bem a todos os clientes, sejam externos ou internos é o que realmente importa.

A qualidade do seu atendimento e a maneira como você interage com as pessoas são fundamentais para o sucesso dos negócios e para a criação de um ambiente de trabalho produtivo e harmonioso.

Colunista:

Daiana Oliveira é formada em Logística há 12 anos pela Faculdade UMC, possui experiência em empresas de diferentes portes. Versátil e criativa, como profissional independente, adora criar conteúdo visual para ajudar pessoas e empresas a transmitirem suas marcas de maneira eficaz. Além disso, é uma administradora nata, apaixonada por aprender e ensinar, e está constantemente envolvida em estudos e encontros sobre Comportamento Humano e Inteligência Emocional.

LinKedIn: https://www.linkedin.com/in/daiana-santos-oliveira-/

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