Saúde mental para conseguir um bom emprego
Por equipe Labcarreiras
Ficar sem emprego é uma situação complicada na maioria das vezes e causa um desgastes emocionais, financeiros e sociais. A busca nem sempre é agradável realizar currículos, preencher cadastros de currículo em sites, realizar entrevistas presenciais ou online, participar de dinâmicas e por muitas vezes não receber feedback do processo seletivo que realizou.
Como manter uma boa saúde mental para conseguir um emprego? A pergunta que usualmente recebemos no nosso e-mail e pedidos de ajudar de como se recompor mentalmente para obter aquela vaga tão desejada. Um fato é que o entrevistador analisa não somente as competências técnicas, mas também sua resiliência, saúde mental e outros requisitos.
Energia baixa, sinais de desanimo, desinteresse, desespero e falta de foco são algumas características que usualmente desclassificam candidatos em processos seletivos. Como reverter essas situações? Não existe uma receita ou fórmula para mudar emoções e traços comportamentais é processo e muitas vezes pode demorar.
Por isso, busque ajuda especializada e profissional não tem atalho e não tem uma ajudinha ali e aqui, passamos por uma pandemia e foi comprovado que quem não cuida da saúde mental em momentos de crise possuem forte tendência a entrar em crises ou processo de adoecimento. Então, se você está desta forma citados acima busque ajuda profissional.
Iremos citas algumas dicas, mas é para quem não está já na zona dos sintomas citados e para você que vai iniciar sua busca por um emprego, seja porque acabou de se formar em um curso ou perdeu um emprego.
01. Tenha um planejamento da sua carreira a curto, médio e longo prazo;
02. Avise as pessoas que conhece que está em busca de um emprego;
03. Tenha um currículo atualizado;
04. Faça um currículo para cada vaga e preencha os cadastros em sites, sei que é chato mas no processo de busca é importante;
05. Tenha um LinkedIn atualizado;
06. Busque as vagas que deseja mesmo que você saiba que ainda não está preparado (exemplo você é júnior, observe as vaga de pleno e sênior) e observe se eles estão pedindo algum curso ou algo específico para vaga;
07. Faça mentoria de carreira ou cuide de sua saúde mental com ajuda profissional (psicólogo ou psiquiatra);
08. Faça parte de banco de talentos;
No LabCarreira antes de iniciar nossas mentorias premium a gente realiza um questionário comportamental e aplicação de testes psicológico de personalidade, a fim de mapear sua saúde mental e comportamental.