Série Profissões: Conhecendo um pouco sobre perito e fotógrafo criminal
É ótimo para nós ver você aqui novamente interessado por nossos conteúdos, eles são especiais para nossos leitores, para sanar dúvidas e curiosidades.
Hoje vamos abordar tudo possível acerca da profissão de Perito e Fotógrafo Criminal, sua forma de atuação no mercado de trabalho e sua inserção no mesmo.
O perito criminal dá início à carreira a partir da aprovação em um concurso público, podendo este ser das esferas estaduais ou federal.
O profissional é preparado para atuar em duas áreas da perícia: trabalho de campo (Fotógrafo Criminal) e trabalho em laboratório (Perito Criminal). O perito atuante no campo é responsável pela coleta de indícios e fotografias que servirão como provas, enquanto o perito atuante no laboratório faz a análise desses materiais. Geralmente, este último é mais ligado à atuação nas áreas de biologia e/ou química.
São responsáveis pela elaboração de laudos e pareceres, análise de corpos e ambiente, pesquisa do histórico dos criminosos, desenvolvendo estratégias para solucionar crimes. Não há graduação específica, a reposição é de acordo com a necessidade: Medicina, Odontologia, Biologia, Psicologia, Farmácia, entre outras; para fotógrafo criminal pode ser aceito somente o ensino médio em alguns concursos.
Após a aprovação no concurso, há um curso de especialização oferecido pelas Academias de Polícia Civil, em que estudam durante um período programado: criminologia, balística, acidentes de trânsito, linguística, análises de DNA, perícias de informática, áudio e vídeo, entre outras disciplinas. Ao longo da carreira o profissional pode ser deslocado para vários setores específicos, recebendo a qualificação necessária.
As principais oportunidades de emprego são disponibilizadas por Academias de Polícia e órgãos públicos que atuam na área de Segurança Pública. Laboratórios, delegacias e agências de segurança também figuram entre os principais contratantes.
O salário vai de R$ 2.692,27 para Treinee em uma pequena empresa a R$ 11.108,24 para Master em uma grande empresa.
Os candidatos aos concursos devem se atentar a algumas informações:
É necessário essas atender a essas características – Ter nacionalidade brasileira; ter idade igual ou superior 18 anos de idade; não registrar antecedentes criminais; estar no gozo dos direitos políticos; se, do sexo masculino, estar em dia com as obrigações do serviço militar; possuir a última declaração de Imposto de Renda ou declaração pública de bens; estar com o CPF regularizado; ter plena capacidade física e mental; ter conduta irrepreensível na vida pública e privada; ser habilitado na categoria “B”, no mínimo; não ter sido demitido ou exonerado do serviço público federal, estadual ou municipal ou demitido por justa causa; certificado de conclusão de nível médio.
O concurso costuma ser realizado em 4 (quatro) fases: prova preambular; prova de aptidão psicológica; prova de aptidão física; comprovação de idoneidade e conduta escorreita: A prova preambular possui por volta de 100 questões distribuídas entre – Técnicas Audiovisuais, Língua Portuguesa, Noções de Criminologia, Noções de Direito, Noções de Lógica, Noções de Informática; A prova de aptidão psicológica consistirá na aplicação e avaliação de instrumentos e técnicas psicológicas visando verificar habilidades específicas; A prova de aptidão física, tem por objetivo avaliar as condições físicas e somáticas mínimas exigidas para o bom desempenho do cargo; A comprovação de idoneidade e conduta escorreita, tem por objetivo pesquisar a vida social, ética e funcional do candidato.
Ser um perito criminal é uma carreira de grandes responsabilidades, com um dia a dia agitado, desafiador e empolgante.
REFERÊNCIAS
Polícia Civil do Estado de São Paulo. Concurso para fotógrafo criminal. 2013. São Paulo/SP. Disponível em: <https://www.vunesp.com.br/PCSP1308/>. Acesso em: 18/07.
SN. Investigação Forense e Pericia Criminal. SD. SL. <https://www.educamaisbrasil.com.br/cursos-e-faculdades/investigacao-forense-e-pericia-criminal/salario-de-prerito-criminal-carreira>/. Acesso em 19/07.
N. Ciências Forenses. 2019. SL. Disponível em: <http://www.incursos.net/noticias/19032019/o-mercado-de-trabalho-para-um-perito-criminal/>. Acesso em 19/07.
Foto: pexels
Lícia Marchiori Crespo
Graduada em Hotelaria pelo SENAC, Águas de São Pedro/SP. Cursando Psicologia pela UNIP, Vitória/ES. Atuou como docente de Hotelaria, SENAC/ES, 2014. Desde 2013, atua em consultorias e treinamentos para Meios de Hospedagem e A&B. Trabalha como voluntária e idealizadora de projetos sociais, nacionais e internacionais, desde 2005.