O percurso histórico do trabalho no Brasil
A temática trabalho é amplamente estudado por diversas disciplinas e por várias profissões cada qual com sua perspectiva de olha para o modo homem-trabalho. Gosto do conceito de Hegel sobre o trabalho apesar de abstrato em seus textos; no qual expressa-se a atividade laboral como um ato de identifica-se com o espírito que se auto produz na história. Portanto, trabalhando para protagonizar sua história, a história do seu país, da sua classe profissional e para si – realização pessoal-.
Hoje há uma transformação na concepção do que é trabalho, e que se deve adaptar o trabalho ao homem e não o homem ao trabalho; como diz Yves Clot (2). Uma grande prova disso é o desenvolvimento do conceito de carreira protena (3), o qual se considera que existem três espaços de expressão do indivíduo: o pessoal, o familiar e o profissional.
Por isso é importante conhecer melhor esse histórico do trabalho no Brasil (4), num breve relato abordando 4 pontos importante:
Ponto 1. O trabalho no Brasil sofreu transformações, no período colonial usava-se a mão de obra escrava. Depois de maneira abrupta a abolição da escravidão, e com isso a transição do trabalho escravo para o trabalho livre, houve um período de adaptação e consolidação do trabalho “não escravo”.
Ponto 2. Com o processo de industrialização, ainda acontece a manutenção do trabalho escravo só que com outros modos de capturas mais moderno. Nesta fase teremos, por exemplo novas divisões de trabalho, criação de grandes fabricas, exportações e importações; o surgimento do modelo industrial de Taylor e outros fatos importantes.
Ponto 3. Com o desenvolvimento das relações trabalhista no mundo, o Brasil obteve no Governo de Getúlio Vargas a instituição da CLT – Consolidação das Leis Trabalhistas; reconhecendo o reconhecido trabalhador por seus direitos, tis como férias, décimo-terceiro salário, FGTS e entre outros. Sendo um marco na conquista para os trabalhadores.
Ponto 4. Com a globalização, voltamos ao início do texto; as relações homem-trabalho se transforma e se (re)inventa. Com os trabalhadores autônomos, individuais, empreendedores; a tecnologia faz a ruptura de paradigmas do modo de se pensar tradicional sobre trabalho. Agora com startup, home office e outros; flexibilizam o modo de trabalho e de ser trabalhador.
É importante lembrar que as transformações no trabalho não acontecem de um dia para outro mas, num processo gradual.
Não podemos de deixar de falar do porque comemora-se o dia do trabalho em 1° de maio. Esta data remete a uma manifestação de 500 mil trabalhadores nas ruas de Chicago, promovendo uma greve geral em todos os Estados Unidos em 1886. Em 1891, o Congresso Operário Internacional na França realizou uma manifestação anual em homenagem às lutas sindicais de Chicago. Estes fatos fizeram com que se comemorasse o trabalho nesta data(1).
Bibliografia:
1. http://pt.euronews.com/…/significado-e-historia-do-1-de-ma…/
2. http://www.revistas.usp.br/cpst/article/viewFile/25969/27700
3. http://www.scielo.br/scielo.php…
4. http://profetadopassado.blogspot.com.br/…/breve-historico-d…
5. http://assimfaloudenardi.blogspot.com.br/…/histria-do-traba…
Tamires Mascarenhas