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Entrevista: Miniatura de Arquitetura Urbana

Olá pessoal,

Nossa entrevista de hoje é com Aline Viçosi sobre Miniatura de Arquitetura Urbana. Veja essa entrevista também na nosso Revista Lab gratuita.

 

Aline Viçosi

 

1. Como foi o início dessa atividade de miniatura?

Eu cresci nos anos 90 e a Barbie era o brinquedo da moda, eu lembro de ganhar uma cozinha linda, cheia de móveis, acessórios e miniaturas, mas ao mesmo tempo eu ficava frustrada por não ter mais detalhes, exemplo: na geladeira tinham imagens dos alimentos colados ao invés de ter a miniatura real, os sapatinhos das bonecas eram todos de uma única cor, eu me incomodava muito com a falta de realismo, fui crescendo e o meu hobbie era montar a casinha das bonecas com coisas cotidianas da casa, fazia piscina com bacia, usava as plantas pra fazer meu quintal, e arriscava fazer umas peças, porém fui crescendo e perdendo o interesse. Eu engravidei muito cedo, aos 19 anos eu tive a minha filha e com ela vieram as Barbies novamente, a partir daí, enquanto ela era um bebê recém nascido e não dormia direito eu ficava com ela procurando na internet coisinhas de Barbie que eu pudesse fazer pra quando ela tivesse a idade de brincar, o tempo passou ela cresceu e tive a oportunidade de dar uma casinha de 1,5m de madeira crua pra ela, com a intenção de decorar ela toda eu mesma, a partir desse momento virou hobbie, que eu me aprofundei tanto que comecei a pensar na possibilidade de fazer pra vender, mas ainda não tinha achado meu estilo, somente quando comecei a namorar o Caio que nós juntamos nossa criatividade e nasceu a Mini Arquitetura Urbana que junta miniaturas ,edificações e ambientes mais urbanos e modernos, ainda fazemos miniaturas para bonecas Barbie Monster High e  afins, mas todos modernos, quase nada com o clássico rosa Barbie.

 

2. Procuramos e achamos quase nada sobre essa profissão de artesão de miniaturas (miniaturista como vc colocou no seu perfil). Você conhece outros profissionais como se inseriu no mercado?

Esse mercado é novo, mesmo no exterior, graças a internet minhas primeiras inspirações para fazer miniatura vieram de artísta do Japão, Rússia e Indonésia, nessa época o tradutor online não funcionava bem e basicamente eu tentava pegar as imagens ilustrativas e palavras chaves de materiais, até os primeiros tutoriais em imagem começaram a surgir, eu fiz um blogspot somente na intenção de melhorar os tutoriais que eu achava no Deviant Art, pra português e eu não perder aquele tutorial específico, acabou que a internet melhorou muito em 10 anos e hoje em dia a comunicação com artístas de outros países facilitou muito o crescimento do hobbie. Basicamente temos algumas sub categorias dentro da miniatura, Os mais tradicionais são, os que fazem modelismo (de carro, trem, avião, cidades, cenas de guerra, etc) esses artistas cresceram a comunidade no sentido das empresas especializadas em materiais de arte e tintas, vernizes começaram a fazer produtos mais específicos. Em paralelo a esses, temos os artistas que se especializam em casas de bonecas, em uma escala um pouco maior, geralmente em estilos arquitetônicos mais clássicos dos anos 30 a 70, inclusive existe um mercado paralelo de casinhas de bonecas antigas, que alguns fabricantes que nem existem mais faziam para as bonecas de porcelana da época. Esse grupo das casas de bonecas se dividiu em quem faz para a escala 1/12 que é menor e a escala 1 / 6 que é a escala das Barbies e afins, esse grupo das Barbies é tem o estilo mais moderno, e está inclusive sempre dentro das novidades em matéria de decoração de interiores, mas tudo voltado para as bonecas. No Brasil temos artistas incríveis de vários estilos, inclusive os artistas plásticos que usam miniaturas para suas obras de arte, seja misturando miniaturas com grafite, cenas clássicas do cotidiano da periferia e artistas de cada canto do Brasil demonstrando cada um a arquitetura de seu estado. Seguem alguns nomes de artistas que sou fã: (colocar artistas de indicação). Hoje em dia o mercado de miniatura para figuras de ação e toyart também tem crescido muito no país com as franquias de jogos e filmes de super heróis crescendo cada dia mais. Todos os bonecos precisam de um cenário, uma casa que normalmente remetem a um estilo específico e detalhado que só um pedido personalizado com um miniaturista consegue atingir.

 

3. Como é essa questão da sua rotina de trabalho organizar pedidos, fazer miniaturas, fazer divulgação e outras coisas? Qual atividade é mais central é importante para você executar essa sua atividade.

Essa é a pior parte, a maioria dos artistas começa sozinho, na mesa da sala ou no chão testando suas habilidades manuais, a partir disso a gente começa a pensar em possíveis monetizações, seja produzir conteúdo ou venda de peças. Eu segui pelo caminho de vender peças no momento pois eu gosto muito de fazer e concretizar desejos e estilos diferentes que nunca tinha pensado antes em fazer, eu mesma não tenho quase miniaturas que eu fiz e guardei pra mim. Eu tenho a sorte de ter meu companheiro como sócio e parceiro de negócios mas ainda sim é complicado um artista conseguir um esquema de trabalho que se sustente sozinho, sem uma rede de apoio mínima. A produção / contato com clientes é prioridade da maioria dos dias, porém tem a parte de compras / estoque que precisa ser controlada, então eu procuro sempre ter os principais materiais em estoque como cola, tinta, MDF, acrílico, e tenho já uma lista de fornecedores especializados, que cortam coisas a laser com precisão, tenho contato de uma gráfica super especializada que só a impressão sem o material sai cerca de 1000% a mais que o valor de uma impressão normal, tenho lojas que sei que entregam com emergência no fim de semana ou em menos de 24 horas. Usamos serviço de logística no Brasil inteiro, não dá pra depender de uma única loja, ou um único fornecedor nesses casos. Também temos planilhas com gastos, custos, horas diárias de trabalho para saber se o valor que cobramos cobre o trabalho que temos, eu fiz curso de marketing e atendimento, curso de instagram, curso de embalagem, eu tenho que me manter atualizada do preço da matéria prima que no último ano subiu e ficou difícil de achar, preciso saber da matéria prima dos meus fornecedores já que o preço deles impacta diretamente no meu, isso tudo sem contas as horas de trabalho em cima da peça em si, como humano existe um limite que você consegue ficar parado colando, cortando e pintando em um dia, por mais que a gente tente ficar acordado o máximo de tempo e trabalhar o máximo de tempo que dá, a vista começa a ficar embaçada, cansada, os erros são mais frequentes e no outro dia é preciso refazer, ou seja trabalho duplo, então até mesmo descansar corretamente faz parte da minha rotina.

 

4. Qual miniatura é mais pedida? 

O Booknook do harry potter com certeza, essa peça nos ajudou no crescimento e divulgação do nosso trabalho.

 

5. Qual Você gostou mais de fazer?

Tem dois estilos que eu amo, que é casa de bonecas, e algo bem urbano então, a primeira casinha completa que eu fiz tem um lugar especial na nossa lista de projetos, e o nosso hotel de 3 andares com bar embaixo, é exatamente o que queremos seguir, uma estrutura exterior com luzes e detalhes bem característicos da cidade, e um cômodo destacado, com muitos detalhes, luzes e materiais diferentes, ao mesmo tempo que a peça chama atenção de longe, de perto ela fica melhor.

6. Como você aprendeu a fazer miniaturas? Tem algo que vc faz no seu processo criativo?

Comecei vendo tutoriais que as pessoas compartilhavam na internet, e tentando traduzir, e saber quais materiais os artistas de outros países e depois fui adaptando a minha realidade e o que tinha ao meu alcance. Antigamente eu fazia o que os tutoriais ensinam, hoje em dia eu vejo uma peça que quero reproduzir e penso em quais técnicas existentes dá pra usar, com tanto acesso a diferentes técnicas hoje em dia é tudo questão de achar a técnica certa. Sempre antes de começar qualquer projeto, eu pego o máximo de informações possíveis, google e pinterest, e por fim uma pasta no computador com as principais, ficar dependendo do conteúdo online somente não é uma boa idéia, então durante o projeto eu sempre tento me manter organizada, com os materiais e referências.

 

7. Qual dica você pode dizer para os jovens que gostariam de entrar no mercado de miniaturas.

Assim como os ilustradores, cada miniaturista tem o seu estilo, e até mesmo o seu traço na obra, temos artistas incríveis que usam somente papelão cru e marcador preto, temos artistas que usam o máximo de materiais e técnicas possíveis em suas obras, é tudo uma questão de se achar nas habilidades que você possui e treinar muito, se inspirar no mundo real é ótimo para treinar, mas as possibilidades e técnicas são infinitas, comece a separar seus materiais recicláveis, comprar uma cola, uma tesoura e treinar, começar a se desafiar, a cada peça que você termina é um empurrão pra começar a próxima e só fazendo mesmo que eu comecei a criar confiança no meu trabalho.

 

8. Você pode dizer quais tipos de trabalho você faz no geral de miniaturas ou você tem um nicho específico?

Nós temos tentado nos especializar em fachadas, exteriores e interiores baseado em estilos contemporâneos.

9. Tem alguma coisa que não perguntamos que queria dizer sobre seu processo de trabalho. 

A questão técnica e de segurança é extremamente importante, como utilizamos diversos materiais, é importante saber a reação das misturas de materiais, como colas x plásticos, segurança com técnicas de termoformagem que envolve calor e liberação de gases tóxicos, serragem de MDF que pode ocasionar alergias, secagem correta de resinas, segurança com ferramentas de corte, e descarte correto de materiais, conforme o negócio vai deixando de ser hobbie e virando profissão, essas coisas começam a fazer diferença, se cortar toda semana não é inteligente considerando que você é a sua linha de  produção,  se intoxicar ou pegar uma alergia também é contraprodutivo para que o negócio cresça, da mesma forma que ter um tempo de descanso, e pra mim um tempo pra criar sem a obrigação de produzir também influencia diretamente na qualidade do trabalho e na sua sustenção no mercado como artista, acima de tudo miniatura é uma arte, são esculturas, cada casinha que fazemos tem uma personalidade, é uma pintura 3d, tem luzes, tem movimento tem uma história, e arte x produção em série não combinam muito, se não for feita com cuidado e atenção.

Contatos da Aline:

Instagram: @miniarquiteturaurbana e miniarquiteturaurbana@gmail.com

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