MODELOS - Lab Me Ajuda! O que estudar e qual área posso me desenvolver melhor?

Uma pergunta dos nosso leitores foi: O que estudar e qual área posso me desenvolver melhor?

Não tem receita e nem fórmula, infelizmente descobrir isso dá trabalho e você irá precisar de um tempo para essa reflexão. Antigamente essa descoberta seria algo que nortearia sua vida profissional até o final da sua vida, mas hoje temos um mercado de trabalho e uma cultura que nos permite ter possibilidade dentro daquilo que escolhemos como melhor para nós. 

Primeiramente quem deve responder esse pergunta sempre é você! Você pode fazer orientação profissional ou outra coisas do gênero, mas essa resposta sempre terá que ser sua; é importante ter ajuda profissional, as vezes ficamos cegos para o obvio porque estamos no meio da questão, isso significa que há muito sentimentos e história de vida nessa tomada de decisão, por isso muitas vezes é difícil. 

Dicas para descobrir o que estudar: 

  1. Faça exercícios de autoconhecimento e reflexão pessoal;
  2. Faça uma lista do que gostaria de estudar e ao longo da seu processo de busca vá excluindo o que não é seu perfil; 
  3. Faça também uma lista do que não faria, pode ajudar no processo;  
  4. Procure ajuda se precisar; 
  5. Perceba aquilo que você tem mais facilidade e gosta de estudar, pois se irá realizar um curso superior ou profissionalizante se dedicará muito tempo nessa campo de conhecimento; 
  6. Saiba que se hoje você escolher para estudar não é necessariamente seu exercício laboral, ou seja, o estudo não necessariamente estará relacionada ao que irá exercer como profissão.  
  7. Nem sempre conseguimos atingir nosso objetivo de primeira, se hoje você não tem dinheiro para fazer o curso que deseja, faça algo que poderá te ajudar a ter dinheiro e possibilitar um estudo no que sonha. É interessante algo na área porque depois pode até “cortar” algumas matérias no futuro e adiantar na medida do possível o novo curso. 
  8. Faça uma lista do que gostaria de estudar e dos valores; vai observando o movimento das faculdades. Ás vezes tem bolsa e promoções. 

São dicas básicas sobre o que pode fazer para descobrir o que estudar! 

Para a segunda pergunta sobre “qual área posso me desenvolver melhor?” é bom você mesclar entre o que gosta de fazer e a necessidade do mercado. Aqui vai algumas dicas sobre como descobrir a necessidade do mercado: 

  1. Pesquise as vagas de emprego na sua área e veja as demandas; 
  2. Converse com outros profissionais e participe de grupos nas redes sociais; 
  3.  Pesquisa na internet e redes sociais as dúvidas que os clientes tem com mais frequência;

 

Caso tenha mais dúvidas só enviar! 

 

Abraços 

Tamires Mascarenhas 

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *