A importância do Desenvolvimento Pessoal - A importância do Desenvolvimento Pessoal

Para conversarmos sobre este assunto é importante pensar o que é desenvolvimento pessoal? É a busca por desenvolver-se em todos os aspectos humanos possíveis, físico, emocional, espiritual, profissional, familiar, social, afetivo… Para crescer enquanto pessoa (seja lá em qual área você esteja interessado em crescer) é imprescindível começar por você mesmo!

O processo de desenvolvimento pessoal é desafiante, e requer prática e conhecer-se, examinar-se, repensar-se e em fim, mudar seu modo de se portar perante o outro. Adentrar este processo é permitir-se avaliar-se e por vezes, ser avaliado por outros, reconhecendo limites que enfrenta naquele momento e buscando maneiras de ser o melhor que se pode ser. É preciso levar em conta que não há uma chegada dentro deste caminho, pois é um processo contínuo, cujas necessidades permanecem se renovando e se transformando com o passar do tempo e com a chegada de condições novas que a vida sempre nos coloca.

De um modo bem simplificado, o wikipedia apresentou áreas que podem ser desenvolvidas, e no que consistem estas áreas. Curta a leitura.

O LabCarreiras é, também, um convite a este crescimento. Conte conosco nesta busca.

 

 

https://pt.wikipedia.org/wiki/Desenvolvimento_pessoal

 

“Administração do tempo – Investir tempo no que é útil para o crescimento interior e bem estar.

Auto-conhecimento – Ser mestre de si mesmo e, consequentemente, um ser humano melhor. Ter percepção dos bloqueios e limitações e supera-los com o poder da consciência de si e da mente.

Comunicação interpessoal – O cuidado e a preocupação dos interlocutores na transmissão dos dados ou das informações em questão para que se obtenha o sucesso no processo desejado. O sucesso na comunicação não depende só da forma como a mensagem é transmitida, a compreensão dela é fator fundamental.

Empreendedorismo – Indivíduo que detém uma forma especial, inovadora, de se dedicar às atividades de organização, administração, execução; principalmente na geração de riquezas, na transformação de conhecimentos e bens em novos produtos ou serviços.

Educação financeira – Buscar uma melhor qualidade de vida tanto hoje quanto no futuro, proporcionando a segurança material necessária para aproveitar os prazeres da vida e ao mesmo tempo obter uma garantia para eventuais imprevistos.

Liderança – É a habilidade de motivar e influenciar os liderados, de forma ética e positiva, para que contribuam voluntariamente e com entusiasmo para alcançarem os objetivos da equipe e da organização.

Motivação – É uma força interior que se modifica a cada momento durante toda a vida, onde direciona e intensifica os objetivos de um indivíduo.

Marketing pessoal – Valorizar o ser humano em todos os seus atributos e características. Inclusive em sua complexa estrutura física, intelectual e espiritual. Visa possibilitar a utilização plena das capacidades e potencialidades humanas na área profissional e na da vida pessoal.

Produtividade – A relação entre a produção e os factores de produção utilizados.

Poder mental – Desenvolver as funções mentais em prole das realizações e conquistas positivas: Funções do consciente: raciocínio, análise, lógica, capta as informações via cinco sentidos, poder de escolha, tempo e espaço, diferencia o certo e o errado, entre outras funções. Funções do inconsciente: responde por, aproximadamente, 90% do comportamento, memória profunda, controla as funções orgânicas, fenómenos paranormais, entre outras.

Qualidade de vida – Envolve o bem físico, mental, psicológico e emocional, além de relacionamentos sociais, como família e amigos e também a saúde, educação, poder de compra e outras circunstâncias da vida.

Relacionamento humano – Relacionamento entre pessoas é a forma como eles se tratam e se comunicam. Estar com pessoas que nos façam sentir especiais e nos impulsionem para o que é positivo, nos motivem e vice-versa.”

 

Barbara Subtil de Paula Masgalhões

2 respostas a “A importância do Desenvolvimento Pessoal”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *